quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Entrevista do jogo Shrek Terceiro, por Charles Husemann [12/04/2007]
Os jogos do Shrek são alguns dos poucos jogos baseados em filmes que não são tão ruins quanto o estereótipo de jogos baseados em filmes. Com o terceiro filme chegando às lojas, era de se esperar que um novo jogo não demorasse a ser lançado. Tivemos a oportunidade de conversar com a produtora associada do jogo para saber o que podemos esperar do próximo título.
Pode se apresentar e descrever seu papel no projeto? Há quanto tempo você trabalha na indústria de jogos e o que te atraiu para sua posição atual?
Me chamo Kelly Lee-Creel e sou produtora associada de Shrek Terceiro. Trabalho no departamento de produção da Activision desde 2003, quando fui transferida de outra área da empresa. Sempre fui uma grande fã desse tipo de jogo e adoro trabalhar com as propriedades da DreamWorks. Este é o meu quinto jogo baseado em um filme da DreamWorks – e provavelmente o meu favorito.
Jogos baseados em filmes não têm a melhor reputação. O que vocês estão fazendo para garantir que Shrek Terceiro não caia nessa armadilha?
Felizmente, não acho que nenhum dos jogos baseados em Shrek tenha caído nessa armadilha. Shrek 2 foi o jogo infantil mais vendido de 2004 e Shrek Terceiro está tentando replicar essa magia e trazer um jogo divertido e de alta qualidade para o mercado.
Qual foi o nível de envolvimento da equipe do filme no desenvolvimento do jogo? Vocês tiveram acesso a algum dos modelos ou recursos digitais do filme?
A DreamWorks esteve altamente envolvida no processo, dando à equipe do jogo acesso a tudo que pudesse contribuir para que ele tivesse a aparência e a atmosfera fiéis ao filme. O jogo é, de fato, uma forma de explorar ainda mais os personagens e o mundo criados pela DreamWorks, e o ótimo relacionamento com a empresa tornou nosso jogo possível.
Quanto do jogo foi baseado no filme e quanto você teve que desenvolver por conta própria?
O jogo segue de perto o enredo do filme, mas toma algumas liberdades ao explorar locais e reviravoltas na trama não vistas nele. O jogo é, na verdade, uma forma de o público vivenciar a aventura do filme e ir além dela.
As diferentes versões do jogo terão o mesmo conteúdo ou terão recursos diferentes? Por que não há uma versão de PLAYSTATION 3?
Todos os jogos para console são bastante semelhantes em conteúdo e foram projetados e criados levando em consideração cada sistema individualmente. Os jogos realmente aproveitam os recursos específicos de cada console. Os controles da versão de Wii são totalmente baseados em movimento, colocando o jogador no meio da ação. A versão para Xbox 360 possui diversas Conquistas, adicionando desafios extras não encontrados nas outras plataformas. Além disso, as versões de GBA e NDS são completamente diferentes, tanto na história quanto na jogabilidade. Por exemplo, Shrek Terceiro de Nintendo DS é o primeiro jogo cooperativo multiplayer sem fio da plataforma, permitindo que os jogadores joguem juntos (e não uns contra os outros, como na maioria dos jogos multiplayer) durante toda a campanha.
O motivo pelo qual não criamos uma versão do jogo para PS3 é que nosso público-alvo tem entre 8 e 12 anos. Decidimos que seria melhor desenvolver o jogo para as plataformas que nosso público-alvo mais possui. É por isso também que queríamos garantir o desenvolvimento de uma versão para GBA.
Quantos personagens jogáveis haverão no jogo? Você tem um favorito?
Existem seis personagens jogáveis no Modo História, incluindo Shrek, Gato de Botas, Burro, Fiona e alguns personagens novos do filme. Minha favorita é a Fiona – ela tem ótimos golpes de kung fu. O Modo Multiplayer do jogo também conta com vários vilões jogáveis, incluindo o favorito de todo mundo – Gancho.
Haverá multiplayer cooperativo no jogo?
Os jogadores podem participar de seis minijogos multiplayer, incluindo Castle Capture, Shrekleboard, Frog Herder, Shooting Gallery, Catacombs Leap e Ships Ahoy. Esses minijogos podem ser jogados individualmente ou em modo multiplayer para dois jogadores.
Quantas fases terá o jogo final? Você adicionou algum ambiente que não está no filme?
Existem 20 fases em Shrek Terceiro. Você poderá explorar alguns dos locais mais legais do filme, além de novos lugares como picos gelados, o navio do Gancho, o castelo da Rainha Má e a oficina do Stromboli.
Você pode descrever como os jogadores usarão o Wii remote na versão de Wii? Foi difícil pensar em ideias de como usar o controle?
Trabalhar com o controle do Wii foi muito divertido e estamos animados com a variedade de controles no modo história principal e nos minijogos. Alguns dos destaques incluem:
Em Castle Capture, você:
· ATACARÁ o castelo levantando o braço para preparar sua catapulta
· BALANÇARÁ o braço para LANÇAR pedras no castelo inimigo!
E em Shrekleboard:
· BALANÇARÁ o braço para trás e soltará para acertar os discos no convés do navio do Pirata Gancho em Shrekleboard, mas cuidado... esses conveses estão cheios de barris explosivos!
Qual foi a sua abordagem para criar as Conquistas para a versão de Xbox 360? Pode dar alguns exemplos do que estará presente no jogo final?
Em Shrek Terceiro, temos conquistas relacionadas à descoberta de segredos e à coleta de objetos no jogo, além da conclusão de fases em diferentes níveis de dificuldade. Há também diversas missões secundárias para quem busca um desafio extra.
Houve alguma conversa sobre a possibilidade de disponibilizar conteúdo adicional para o jogo após o lançamento?
Neste momento, não temos nada planejado para depois do lançamento.
Há algo que não tenhamos abordado e que você queira que os jogadores saibam sobre o jogo?
Darei uma dica: não se esqueçam de conferir os movimentos especiais únicos de fairy dust de cada personagem!
Gostaríamos de agradecer a Kelly por ter dedicado seu tempo para responder às nossas perguntas e a Wiebke e Neil por coordenarem a entrevista.
* O produto mencionado neste artigo foi-nos enviado pela desenvolvedora/empresa.
Fonte: https://www.gamingnexus.com/Article/1460/Shrek-the-Third-Interview
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